jan 14

Dica de um microfone de lapela barato para cameras DSLR – SmartLav

Rode SmartLav é um microfone de lapela de baixo custo recém chegado ao mercado. Ele custa em média 60 dolares e é muito simples de ser utilizado, basta pluga-lo num smartphone Apple iPhone ou em qualquer Android que forneça um app de gravação, como o SoundCloud por exemplo. Na plataforma iOS do iPhone existe um aplicativo gratuito da Rode que monitora sua gravação, nomeia, gerencia, edita e exporta o áudio gravado para o computador ou para nuvem através do DropBox ou SoundCloud.

(mais…)

jan 13

Dica de uma boa cadeira para passar horas trabalhando ou jogando no computador

Um bom investimento que você pode fazer para sua saúde e conforto é comprar uma boa cadeira. Muitas pessoas não ligam muito para isso e acabam investindo somente no computador, porem mais valioso que isso é sua saúde. Comprar uma cadeira no Brasil não é fácil, pois os preços de boas cadeiras são muito elevados, em torno de R$500 a R$2 mil.

 

Cadeira Mesh Executive Staples

Cadeira Mesh Executive Staples

(mais…)

jan 11

Um software bom, fácil e gratuito de montar timelapse no Mac

Passei a usar este software gratuito chamado TimeLapse Assembler graças a dica do meu amigo Rafael Franco. O programinha é muito simples, ele tem uma interface bem básica e intuitiva, basta você apontar a pasta onde estão as fotos seqüências do timelapse, escolher o codec de saída, o local de destino do vídeo final e escolher a velocidade, Pronto! Só esperar ele gerar o video e acabou, sem complicaçōes. Antes eu perdia muito tempo ajustando um timelapse no Final Cut ou After Effects. Agora na maioria das gravações que eu faço, eu deixo a GoPro capturando frame a frame com intervalos de 10 ou 30 segundos e monto making ofs acelerados.

Timelapse Assembler

Timelapse Assembler

(mais…)

jan 11

De volta ao blog, com mais assuntos de audiovisual

Sempre tenho muito assuntos legais pra postar aqui no blog, mas acabo não parando pra escrever, ai eles ficam só no pensamento e no papel. Vou ver se tomo vergonha na cara e começo a postar mais aqui, creio que alguns topicos será de grande ajuda pra muita gente, como meus posts sobre iPhone que até hoje bombam esse blog abandonado, haha. Vou tentar falar mais de dicas e experiencias que tive no mercado audiovisual, pois ja estou atuando na área fazem cerca de 6 anos, já tenho bastante coisa pra compartilhar com quem esta começando.

Cá estou eu a 10 mil metros de altitude e com tempo de sobra pra escrever, tenho 10h de voo entre São Paulo e Washington, viagem de férias, pois estava precisando, trabalhei muito esse primeiro semestre de 2013, graças a deus. Bom, só criei este post pra explicar a situação do blog, ja tenho 5 posts prontos que criei agora no voo, vou tentar sempre voltar mais por aqui. Aproveitando a volta, vou trocar o layout e atualizar minhas infos, pois fazem uns 4 anos que não atualizo aquilo, muita coisa mudou de lá pra cá, até aprendi a escrever melhor, graças a @marinaknobl que vive me corrigindo, não está perfeito, mas tá melhor que 5 anos atrás.

É isso, fique com uma foto da minha chegada em Washington DC. Depois vou para Florida gravar 3 shows na Vans Warped Tour dos meus friends do FTSK.

Washington, D.C

Washington, D.C

abr 1

Gravar arquivos maiores que 4GB no MAC sem usar NTFS

Após a última atualização do MacOS para a versão 10.6.5 (Final de 2010), foi implementado o sistema de arquivos ExFat, que permite formatar HD’s, externo e pendrives com este formato que é sucessor do antigo FAT32. O problema do sistema FAT32 é que ele não aceita gravar arquivos maiores do que 4GB num pendrive/hd.

Com esta limitação muitas pessoas usavam o formato NTFS em seus discos, porém o sistema NTFS não é nativo no MacOS, gerando muita complicação para ler ou gravar arquivos nesta partição. Uma maneira de fazer NTFS funcionar em Mac é instalando um software pago que permite issso.

Com esta nova atualização do MacOS, agora é só você formatar seu pendrive ou hd com o formato ExFat, ele é nativo no Windows7 e MacOs (WinXP também, é só instalar um update grátis).

Para formatar um pendrive ou hd com ExFat é só usar o aplicativo do Mac “Utilitário de Disco”, que fica na pasta Aplicativos\Utilitários.

 

mar 25

Job – Entrevista com o ator Zac Efron em sua visita ao Brasil (2012).

Em sua rápida passagem pelo Brasil em 28 de fevereiro de 2012, o ator Zac Efron foi entrevistado pela revista Capricho. Eu tive a oportunidade de gravar e editar este vídeo abaixo:

(mais…)

mar 24

Job – Making of do Photoshoot das atrizes de “Pretty Little Liars”

No começo de março fiz um making of da sessão de fotos da capa da revista Capricho. Na edição de março quem ficou com a capa foram as atrizes americanas do seriado Pretty Little Liars: Lucy HaleShay Mitchell. Confira o vídeo e a entrevista abaixo:

(mais…)

fev 24

Como habilitar o TRIM do SSD no Mac OS Lion e Snow Leopard

Quer aumentar a perfomance do seu SSD no MACOS? Habilite o TRIM.

TRIM tem como função evitar o desgaste do SSD e manter a performance dele elevada depois de bastante uso. Basicamente o que ele faz é reorganizar os blocos do SSD e limpar o lixo que se vai acumulando, e por lixo entenda-se dados que já não têm qualquer importância, limpando assim os blocos do SSD que já não estão em uso e prepará-lo para receber novos dados.

De padrão o TRIM não vem habilitado no Snow e nem no Lion, para habilitar é bem simples, segue abaixo um pequeno tutorial para os dois OS.

(mais…)

fev 19

Como instalar o OSX Lion sem internet nos novos Macbooks (Mid 2011)

Os novos Macbooks não estão mais vindo com DVD de instalção do sistema Operacional, agora é tudo pela internet. Ai que está o problema, as vezes leva até 7h para baixar e instalar todo o sitema da Apple, o Lion. No meu caso ainda deu erro 2x durante a instalação e tive que começar do zero. Fui atrás de uma solução mais prática do que ter de baixar 4gb do server da Apple (que não é tão rápido) e encontrei duas maneiras, uma fácil e outra mais complicada.

(mais…)

nov 14

Job: Hopi Hari – Horra do Horror 2011 (Epidemia)

Há alguns meses, eu fiz um job para o Hopi Hari por meio da produtora Recheio. Fui responsável pela montagem, animação e finalização (correção de cor) deste vídeo:

O vídeo foi feito para apresentar o evento do parque: Hora do Horror 2011, que aconteceu do dia 13/08/2011 ao 16/10/2011. Ele foi exibido no canal oficial do Hopi Hari, no YouTube, e nos pontos de vendas de ingressos em alguns shoppings de São Paulo. Eu vi em dois: Eldorado e Tamboré. :)

As referências que tive para a montagem foram alguns filmes de terror clássicos, e para a finalização uma coisa mais escura, com muitos trovões e imagem suja. Para os letterings, usei a tela do antigo DOS (letras verdes sobre o fundo preto). Na correção de cor, usei os filtros do After Effects e o 3-way do Final Cut, algumas imagens estavam bem escuras. Tive que clarear com cuidado para não ficar muito granulado, confira no breakdown abaixo:

Epidemia - Breakdown 1

Epidemia - Breakdown 1

(mais…)