Como habilitar o TRIM do SSD no Mac OS Lion e Snow Leopard

fev 24
Posted by

Quer aumentar a perfomance do seu SSD no MACOS? Habilite o TRIM.

TRIM tem como função evitar o desgaste do SSD e manter a performance dele elevada depois de bastante uso. Basicamente o que ele faz é reorganizar os blocos do SSD e limpar o lixo que se vai acumulando, e por lixo entenda-se dados que já não têm qualquer importância, limpando assim os blocos do SSD que já não estão em uso e prepará-lo para receber novos dados.

De padrão o TRIM não vem habilitado no Snow e nem no Lion, para habilitar é bem simples, segue abaixo um pequeno tutorial para os dois OS.

Habilitar o TRIM no MacOS Lion

-Vá em Aplicattions e abra o Terminal.

-Digite o comando abaixo para fazer um backup de segurança do arquivo que vamos alterar para habilitar o TRIM:

sudo cp /System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext/Contents/PlugIns/IOAHCIBlockStorage.kext/Contents/MacOS/IOAHCIBlockStorage /System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext/Contents/PlugIns/IOAHCIBlockStorage.kext/Contents/MacOS/IOAHCIBlockStorage.original

-Agora execute (copie e cole) o comando abaixo no Terminal para executar o TRIM:

sudo perl -pi -e 's|(\x52\x6F\x74\x61\x74\x69\x6F\x6E\x61\x6C\x00{1,20})[^\x00]{9}(\x00{1,20}\x51)|$1\x00\x00\x00\x00\x00\x00\x00\x00\x00$2|sg' /System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext/Contents/PlugIns/IOAHCIBlockStorage.kext/Contents/MacOS/IOAHCIBlockStorage

-Agora é só os dois executar o comando abaixo para limpar o Kernel:

sudo kextcache -system-prelinked-kernel
sudo kextcache -system-caches

Pronto, agora é só reiniciar e conferir no System Information (imagem) se o trim está habilitado no HD (Serial ATA).

Habilitar TRIM no MacOS Snow Leopard

Baixe e instale o aplicativo Trim Enabler. É só instalar e ativar o trim clicando em ON dentro do programa, bem simples.

Post original: LiliReviews e DigitalDJ.

Leia também:

Filed Under: Mapa do site
Tagged With: , , , , , , , , , , ,

4 Comments

  • Alex says:

    Oi Ivo, creio que temos o mesmo MBP, é o mid 2010? preciso substituir o meu HD, ví que você colocou um Seagate Momentus XT, teve problemas com ele? Tenho condições de optar por um SSD também, você está usando qual modelo? Eu pensei no Crucial m4 CT512, e pesquisei na Net, parece que ele é Sata 6GB e o nosso note nao alcança essa velocidade, só 3GB. Além disso precisa estar c/ firmware de no minimo a Rev.0009, ou parece que anda dando uns beachballs. Desculpe me alongar mas se me responder agradeço imensamente. Parabéns pelo blog, é bastante profissional. Abcs.

    • Ivo Duran says:

      Olá Alex, estou com um novo macbook, um late 2011. Coloquei um SSD OCZ Vertex3 nele, de 240gb (Velocidade 6gbps), é incrivel a velocidade, é o melhor upgrade que ja fiz na minha vida, muito rápido, os programas piscam para abrir, de tão rapido o Photoshop abre em 2secs. Recomendo por um SSD!
      Quando tinha o MomentusXT eu gostava dele, funcionou muito bem, fiquei quase 1 ano com a maquina rodando o seagate, recomendo tambem.
      Obrigado pelo comment. Abs

  • Alex says:

    Legal Ivo, se ja nao tivesse 2 MBP vendia os 2 p/ comprar outro top =P mas como esta vindo mudanças talvez no próximo mês vou esperar mais um pouco (ou poucao p/ sair aqui no Brasil). Realmente pelo vídeo de um OCZ http://youtu.be/6jsHpNkDQn0 rodando vários programas do Adobe CS5 e terminando 7 minutos antes, dá para ter uma idéia da diferença! Seguirei a via crucis pelo Momentus XT até chegar o suporte p/ HD no lugar do drive óptico aí poderei fazer experiencias com mais calma. Gostei de sua recomendação pelo OCZ e saber que rodou s/ problemas no seu novo MBP de 6GBps, falta muita informaçao quanto aos SSD ainda, o pessoal todo da net agradece a exposição das suas experiências de sucesso! Valeu!

  • emerson says:

    Estou com um problema.
    Tenho um mbp 2011/2012 que roda com um ssd de 120Gb perfeito.
    Agora comprei um adaptador para um segundo ssd 65Gb no lugar do super drive.
    O problema é que ele não deixa eu formatar, diz que está protegido contra gravações acidentais.
    Quando coloco o mesmo ssd no case externo grava, formata, etc…
    Como reolvo este problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *