Evento técnico Audiovisual!

Como recuperar fotos ou vídeos deletados (formatados) acidentalmente da câmera. (.mts e .m2ts)

ago 13
Posted by

Algum tempo atrás aconteceu um acidente tecnologico[bb] comigo, eu deletei sem querer um monte de vídeos[bb] da minha câmera filmadora[bb] Canon Vixia HFS11, acidentalmente eu selecionei uma opção para formatar os dados de vídeo da câmera, e lá se foi todo o job para o “espaço”. Confesso que na hora bateu o desespero, pois  está câmera[bb] utiliza um formato de arquivos novo que é o .m2ts e não é qualquer programa que recupera este tipo de arquivo, pesquisei por algumas horas na internet e depois de muitas tentativas sem sucesso com outros programas eu finalmente encontei um que funcionou, e na minha opinião é o melhor programa[bb] para recuperar[bb] arquivos, tanto de cameras e vídeos quanto qualquer arquivo deletado acidentalmente[bb] de qualquer mídia, seja pendrives[bb] ou hd’s.

O nome do programa é PhotoRec, e o melhor de tudo é que ele é grátis (OpenSource) e é bem simples de se usar, além de ser super leve e funcionar nas plataformas Mac/Pc/Linux. Vou explicar rápidamente como utiliza-lo, basta você baixar e extrair os arquivos do zip, se você usar MAC é só executar o programa através do arquivo “photorec” que esta dentro da pasta “darwin”, ou se você usa windows, basta executar o arquivo “photorec_win.exe” que esta dentro da pasta “win”.

Para detalhar melhor como recuperar os dados usando o PhotoRec eu encontrei um tutorial e fiz um .pdf dele, você pode baixa-lo aqui (5mb). Leia o tutorial atentamente e siga passo por passo, tenho certeza que vai dar tudo certo se você fizer isso.

O programa leva alguns minutos ou horas para completar o processo de recuperação de dados, depende muito do tamanho do seu cartão[bb] de dados, pen drive, hd ou do tamanho de sua mídia. O processo para recuperação da minha câmera que tem 64GB de espaço interno foi de aproximadamente 2h e 30min.

Fiquei muito satisfeito com o PhotoRec, consegui recuperar todo os arquivos deletados acidentalmente de minha câmera filmadora, como o .m2ts e .mts são formatos novos, fica muito dificil de encontrar algum artigo relacionado na internet, por isso resolvi compartilhar esta experiência com os interessados. Espero ter ajudado, qualquer dúvida deixe um comentário.

Hello, to view english tutorial , please translate this page clicking here. “How to recovery lost or deleted .mts or .m2ts files from your camera”

Leia também:

26 Comments

  • Lilian says:

    Obrigada pela dica!!!!!

  • Deolinda says:

    Obrigada pela dica, Ivo. Eu formatei o cartão da máquina fotográfica sem copiar os arquivos .mts da festa de casamento de minha sobrinha. Foi ótimo rever pedacinhos daquele dia.
    Valeu!!
    Deolinda

  • Du caralho manooo muitooo foda, tenho uma filmadora sony xr150 de 120 gigas ela deu uma PANI e perdi 60 gigas de videos que tava nela, ela dar uma mensagem de “ero HD” ñ abria nada, nem dava pra filmar nada a unica opiçõa que aparecia ara formatar, e um dia antes tinha filmado um video com varios mcs uma coisa muito importante, fiquei de 20:00 a 5:00 da manhã procurando um programa que recuperava, nem um dava, ate eu achar esse blog, pow recuperei video de um ano atras que tinha excluido, MUITO MAIS MUITO BOM ESSE AI RESOLVE MESMO, e facil de mexer!!!! mil°

  • léo says:

    poxa!!!tiro meu chapeu…muito pratico.resumo minhas palavras com um unico obg.

  • tata araujo says:

    Tenho uma kodak c183 serve esse programa??

  • alvaro paço says:

    CARA JA ATE COMPREI UM PROGRAMA DE RECUPERAR E NÃO FUNCIONOU CORRETAMENTE, VOU TENTAR COM MEU CARTÃO DE 8GB. SE FUNCIONAR TE AVISO.

  • Juvencio Barros says:

    Gostei do programa, só que quando recuperei os videos, apenas tres valeram.
    O resto dos arquivos são todos txt. Milhares deles. Mas se a filmadora só tinha videos, como apareceram os arquivos txt? Aguardo resposta!

  • Sidney says:

    Cara! O máximo! 58Gb recuperados! Coisa aí de 300 clips!
    A minha camera aqui é uma Sony NX70. Foi super compatível!
    valeu de mais! Caiu do céu esse post!
    Muito obrigado!!!

  • André Mendonça says:

    Cara….esse programa é du K…! Tb tenho uma NX70 e funcionou muito bem….recomendo!

  • Eu apaguei um arquivo de fotos da minha maquina sem passar para o computador e sem salvar na pasta de documentos. apaguei diretamente do cartão enjetado no cpu do computador eu não podia ter perdido essas fotos como recuperar?

  • Raniere Silva says:

    Já viz o processo, agora onde foram pararmeus arquivos recuperados?

  • Cristiana says:

    Meu cunhado foi tentar passar um video p um computador e apagou alguns videos, minha camera é uma JVC HDD de 60gb de memoria no HD e gostaria de saber como faço p recuperá-lo… estou mto triste, não posso perder esses videos… me ajude… obrigada!!!

  • diane viega says:

    meus programas são muito importantes

  • MARIA HELOIZA DE A. LAFETÁ says:

    fORMATEI A MINHA FILMADORA POR ACIDENTE, PERDI AS FILMAGENS MUITO IMPORTANTES, MAS LOGO QUE FORMATEI FIZ 2 HORAS DE GRAVAÇÃO, SERÁ SE AINDA POSSO RECUPERAR AS IMAGENS
    GRATA HELOIZA

  • Luana says:

    Formatei a filmadora, mas esqueci de gravar um vídeo que estava lá… esse vídeo é muito importante, muito mesmo!! Mas gravei 2 horas depois de formatar a filmadora, será que consigo recuperar? Preciso muito do vídeo…

  • Luiz says:

    Cara, tu é o cara! Esses Gb eram a diferença de eu me dar bem ou me fuder, ja estava desesperado! kkkk Muito obrigado!

  • kleber says:

    Olá, será tem algum programa gratuito que recupera arquivo deletado da filmadora em mts!!! E se já foi apagado tem como recuperar??? Obrigado.

  • OTINYEL says:

    Boa noite.

    tenho uma sonni 2000.

    Descarreguei toda a filmagem no computador e agaguei ela no outro dia simplesmente minha hd queima.Ai vem o desespero.
    Esse progama serve para mim recuperar da filmadora.

    Você pode me ajudar

  • edson says:

    Por favor me ajude a minha meu filho deletou as imagem da minha filmadora da sony dcr-sr47 hdd hard disk drive vc pode me ajudar e muito importante essas filmagem da minha filha quando era bebe po favor me ajude. obrigado.

    • Paulo says:

      Edson
      Deve recuperar sim. Este programa é muito bom!! Sempre que alguém apagar/formatar HDs ou cartões de memória, é importante não gravar nada até recuperar os dados com programas como este. Existem outros na internet e a regra geral é: Usa um e se não funciona usa outro e assim sucessivamente. É muito difícil não recuperar.

  • Michelle says:

    MUITO, MUITO OBRIGADA!
    Estava desesperada por ter apagado, por desatenção, um vídeo sem querer (queria uma imagem do vídeo e cliquei em deletar ele :( ).
    Já havia tentado outros 3 programas de recuperação, mas nenhum conseguia recuperar o tipo do arquivo de vídeo da minha câmera…
    Com suas instruções consegui recuperá-lo! Ufa!!! :D
    Valeu!

  • clayton says:

    valeu mesmo muito obrigado você salvou meu trabalho de alguns anos.muito obrigado mesmo pelas dias, um abraço.fui.

  • clayton says:

    valeu mesmo muito obrigado você salvou meu trabalho de alguns anos.muito obrigado mesmo pelas dicas, um abraço.fui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *